Os hackers estão mirando em pessoas que recebem menos de dois salários mínimos ou que estão desempregadas há mais de um ano. Segundo o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital, um novo golpe envolve a CNH social, instituída pelos governos estaduais para pessoas nestas condições.
A ação tem como promessa uma seleção de candidatos para a CNH Social, que isenta o usuário de taxas para tirar a habilitação. Segundo o sistema da DFNDR, já foram identificadas na última semana 270 mil vítimas. O laboratório estima ainda, com base no total de usuários de smartphones no país, que outras três milhões de pessoas também tenham sido afetadas.
- Foto: DivulgaçãoGolpe no Whatsapp
De acordo com informações do Uol, o golpe pede que o usuário preencha dados pessoais com o nome completo, data de aniversário e Estado no qual reside. Depois, como normalmente ocorre com ataques do tipo, o usuário deve compartilhar a informação com dez amigos ou cinco grupos no aplicativo.
Após três cliques no botão compartilhar, a vítima é levada para uma página do Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, com o objetivo de dar mais credibilidade ao golpe.
Até esta quarta-feira (01), pelo menos 4,5 mil pessoas seguiam a página e o post contava com mais de 10 mil compartilhamentos. Para não cair no golpe, a dica é evitar compartilhar algo que gere dúvidas e sempre desconfiar de informações suspeitas que circulem nas redes sociais.
Ver todos os comentários | 0 |