Pesquisadores japoneses lançaram, na última terça-feira (05), o primeiro satélite de madeira do mundo, em um teste pioneiro para avaliar o uso desse material em futuras missões à Lua e a Marte. O satélite foi enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) em uma missão da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk .

Batizado de LignoSat, termo derivado do italiano para "madeira", o pequeno satélite tem o tamanho de uma palma da mão e foi criado para demonstrar o potencial desse recurso renovável no espaço. Desenvolvido pela Universidade de Kyoto em parceria com a construtora Sumitomo Forestry, o LignoSat busca explorar a viabilidade da madeira em ambientes cósmicos.

Foto: Divulgação/ Kyoto University
Satélite foi desenvolvido pela Universidade de Kyoto em parceria com a construtora Sumitomo Forestry

O satélite foi construído com madeira honoki, utilizando uma técnica tradicional japonesa que dispensa o uso de parafusos ou cola. A iniciativa faz parte de um projeto de longo prazo que visa plantar árvores e construir habitações de madeira na Lua e em Marte nos próximos 50 anos.

O LignoSat será colocado em órbita a cerca de 400 quilômetros de altitude, após ser transportado à ISS pela missão da SpaceX.