O Japão se tornou o quinto país do mundo a conseguir pousar na Lua. O feito histórico aconteceu nesta sexta-feira (19), depois que a sonda Slim pousou na superfície do satélite.
Antes do país asiático, somente os Estados Unidos, União Soviética, China e índia haviam alcançado esse marco. A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) transmitiu o pouso ao vivo no YouTube.
Embora o pouso tenha ocorrido com sucesso, a sonda apresentou um problema e está usando suas baterias, que devem durar por apenas algumas horas. Segundo a Jaxa, o módulo lunar não está conseguindo gerar eletricidade por meio dos seus painéis solares, falha que os especialistas da agência buscam resolver.
A espaçonave japonesa foi lançada em 7 de setembro de 2023 e entrou na órbita lunar no dia 25 de dezembro. A sonda Slim (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) tem aproximadamente 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura, e foi desenvolvida para realizar uma exploração de pequena escala com pousos precisos na superfície da Lua.
Após o pouso, a sonda desacoplou dois mini-robôs desenvolvidos com colaboração da Sony, que serão responsáveis por capturar imagens da superfície lunar.