A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) participou, nesta sexta-feira (8), em Havana, de três reuniões bilaterais, que envolvem a troca de produtos ou serviços entre dois países, com o objetivo de construir cooperação com o governo cubano nas áreas da agricultura e da pecuária de base familiar.

A primeira reunião aconteceu pela manhã, momento em que a equipe liderada pelo secretário da SDA do Ceará, Moisés Braz, se encontrou com representantes do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) de Cuba. O encontro seguinte ocorreu no Hotel Nacional, com a vice-ministra de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (Mincex), Déborah Rivas Saavedra, que recebeu Moisés e os secretários executivos Irineuda Lopes e Marcos Jacinto. No mesmo local, toda a equipe se reuniu para o último encontro com a direção da empresa Labiofam S.A., ocasião em que a SDA se encontrou com o diretor-geral Julio Gómez González.

O diretor administrativo-financeiro José Maia e o assessor técnico Fuad Nogueira também participaram das reuniões, com a intenção de representar a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE). Foram apresentados produtos como medicamentos, vacinas e bioinsumos, que são "produtos, processos ou tecnologias de origem vegetal, animal ou microbiana, destinados ao uso na produção, no armazenamento e no beneficiamento de produtos agropecuários." No encontro, o grupo empresarial apresentou um bioacaricida para rebanhos bovinos, imunizantes para suínos e bioestimulantes/bioindutores para incremento na produtividade e indução floral em diversas culturas agrícolas", explicou Fuad Nogueira.

Indústrias biotecnológicas BioCubaFarma

O CIGB e a Labiofam compõem um complexo de indústrias biotecnológicas e farmacêuticas chamado BioCubaFarma, que é uma organização empresarial de pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos, sistemas de diagnóstico, equipamentos e serviços de alta tecnologia, baseada no desenvolvimento científico e técnico. O objetivo é a melhoria da saúde das pessoas, a geração de bens e serviços exportáveis e tecnologias avançadas na produção de alimentos.