Um atentado com um caminhão-bomba nesta quarta-feira (31), em Cabul, capital do Afeganistão, deixou ao menos 80 mortos e mais de 300 feridos em uma área de alta segurança, perto do Palácio Presidencial, de várias embaixadas e edifícios do governo.
De acordo com informações do G1, nenhum grupo terrorista reivindicou o ataque, mas o Talibã negou qualquer envolvimento. Segundo Waheed Majroh, porta-voz do ministério afegão da saúde, entre as vítimas estão mulheres e crianças. O balanço ainda pode aumentar, pois corpos ainda estão sendo retirados dos escombros.
- Foto: Shah Marai / AFP PhotoAtentado no Afeganistão
Um motorista da BBC morreu e quatro jornalistas ficaram feridos durante o ataque. A explosão aconteceu perto da Embaixada da Alemanha, que ficou danificada, mas as equipes de segurança e o governo alemão ainda acham que é cedo para dizer que o imóvel era o alvo do ataque. Os prédios da França e da Turquia também foram afetados. O governo da Turquia garantiu que seus funcionários não se feriram. A ministra francesa de negócios europeus, Marielle de Sarnez, afirmou que até o momento não há relato de pessoas machucadas na embaixada francesa.
Ashraf Ghani, presidente do Afeganistão, condenou fortemente o ataque “covarde no mês sagrado do Ramadã que visou civis inocentes", disse. Na semana passada, ele tinha pedido que todos os grupos insurgentes respeitassem a comemoração do mês sagrado e interrompessem suas ações armadas.
Ver todos os comentários | 0 |