A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) divulgou na última sexta-feira um boletim indicando 25 pontos próprios para balneabilidade.

Segundo o boletim, a maioria dos trechos disponíveis para banhistas está no setor leste da capital. São: praias do Futuro, Abreulândia, Sabiaguaba, Caça e Pesca e Titanzinho, que compõe 13 pontos dos 25 disponíveis. No setor centro, os pontos próprios ficam nas praias de Mucuripe, Meireles e Iracema, compreendendo oito pontos para banho. Já no setor oeste existe quatro locais disponíveis, são eles as praias da Leste, da Colônia, do Pirambu e da Barra do Ceará.

Foto: Divulgação/Ascom Semance
Alguns trechos das praias de praias de Fortaleza liberados para banhistas.

O boletim é feito pela equipe da Gerência de Análise e Monitoramento da Superintendência. Os técnicos seguem critérios de balneabilidade descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000 . O documento está disponível no site e no aplicativo da autarquia.

Entenda os critérios de balneabilidade

Os critérios foram estabelecidos pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A partir disto, a classificação para balneabilidade é realizada levando em consideração a densidade de bactérias fecais resultantes de análises. A Legislação prevê o uso de três indicadores microbiológicos de poluição fecal: coliformes termotolerantes (antigamente denominados coliformes fecais), E. coli e enterococos.

Os fatores que condicionam a presença de esgotos nas praias são:

- Existência de sistemas de coleta e disposição dos despejos domésticos gerados nas proximidades

- Existência de córregos afluindo ao mar

- Afluência turística durante os períodos de temporada

- Fisiografia da praia

- Ocorrência de chuvas

- Condições de maré