Fechar
GP1

Brasil

Avião da Gol faz pouso de emergência em Guarulhos

O piloto declarou emergência “pan-pan”, um sinal utilizado na aviação para indicar uma situação de risco.

Na manhã dessa segunda-feira (24), um avião da Gol, que fazia o voo 1033 entre o Rio de Janeiro e São Paulo, precisou desviar sua rota e pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. O voo, que partiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, tinha como destino o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista.

Durante o trajeto, o piloto declarou emergência “pan-pan”, um sinal utilizado na aviação para indicar uma situação de risco, que exige prioridade para comunicações, mas sem envolvimento de perigo imediato à vida.


A declaração de emergência “pan-pan” é acionada quando há um perigo iminente, podendo envolver a necessidade de auxílio, mas sem a gravidade de uma emergência que exija o "mayday", que é utilizado em casos mais críticos. A decisão do piloto foi tomada com o objetivo de garantir a segurança de todos a bordo.

Foto: Lucas Dias/GP1Avião da Gol
Avião da Gol

Em comunicado oficial, a Gol informou que não revelaria detalhes sobre o problema técnico que resultou no desvio, mas garantiu que todos os passageiros desembarcaram com segurança e receberam os auxílios previstos pela Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia ressaltou que todos os procedimentos foram seguidos com foco absoluto na segurança dos passageiros.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos ativou o plano de emergência e monitorou de perto a chegada da aeronave. O voo foi operado por um Boeing 737-8EH e foi rastreado em tempo real através do Flight Radar, serviço de rastreamento de voos. O registro mostrou que a aeronave passou por cima do Aeroporto de Congonhas antes de redirecionar-se para Guarulhos, onde pousou sem maiores incidentes. A duração total da viagem foi de 47 minutos.

Este incidente ocorre poucas semanas após um episódio semelhante envolvendo a companhia aérea Azul, que também emitiu o alerta “pan-pan” em um voo que estava a caminho do Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco, no fim de janeiro. Apesar do susto, tanto a Gol quanto os passageiros garantem que o incidente foi gerido com a máxima segurança.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.