Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), o café arábica – uma das variedades mais consumidas no Brasil – atingiu, neste mês, o maior preço real dos últimos 30 anos. O levantamento aponta que, apenas nos dois primeiros meses de 2025, o valor da saca já subiu mais de R$ 500.
No dia 12 de fevereiro, o indicador Cepea do café arábica tipo 6 chegou à R$ 2.769,45 por saca de 60 quilos, firmando-se como o maior valor da série histórica, iniciada em 1996.

Entre os fatores que explicam a alta do café arábica estão os baixos estoques, a demanda aquecida e as preocupações com a atual safra, segundo a pesquisa.
Apesar dos preços elevados, os dados do Cepea indicam que a demanda segue forte, o que mantém a pressão sobre os valores. O centro de pesquisas também alerta que a produção da safra 2025/2026 vem sendo duramente impactada pelo calor e pela seca deste ano.
Ver todos os comentários | 0 |