Fechar
GP1

Brasil

Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro recebem alerta de terremoto

O aviso foi emitido por volta das 2h por meio do sistema de alerta de terremoto do Android.

Moradores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam, na madrugada desta sexta-feira (14), um alerta sobre a possibilidade de um terremoto de até 5,5 de magnitude no litoral dos dois estados. O aviso foi emitido por volta das 2h por meio do sistema de alerta de terremoto do Android.

A notificação indicava dois tremores de magnitudes diferentes: um na região de Ubatuba, com magnitude de 4,4 na escala Richter, e outro na Baixada Santista, com magnitude de 5,5. O alerta também mencionava a possibilidade de abalos secundários e forneceu orientações de segurança, como o uso de sapatos e a verificação das saídas de gás, além de recomendar que os moradores evitassem locais com construções danificadas.


Em resposta, a Defesa Civil de São Paulo esclareceu que o alerta não foi emitido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do Estado e pode ter se originado de um serviço exclusivo do Google. “Até o momento, não há registros de ocorrências relacionadas a um possível terremoto no Estado”, afirmou. “Não há nenhuma ocorrência registrada ou em atendimento pelas equipes das Defesas Civis municipais.”

A USP também desmentiu a ocorrência de um terremoto. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo informou que não houve registro de nenhum tremor na madrugada desta sexta-feira.

Foto: Reprodução/XMoradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto
Moradores de SP e RJ recebem alerta de terremoto

Até o momento, o Google não explicou por que o alerta foi enviado aos usuários do Android. Em julho do ano passado, moradores de diversos bairros de São Paulo sentiram tremores após um terremoto atingir a região de San Pedro do Atacama, no Chile.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.