A nova mesa diretora da Câmara Municipal de São Paulo foi eleita nesta quarta-feira (1º). Os 55 vereadores da legislatura 2025-2028 escolheram Ricardo Teixeira (União) como presidente, com 49 votos a seu favor. Seu principal adversário, o vereador Celso Giannazi (Psol), obteve seis votos.
Teixeira é aliado do ex-presidente da Câmara, Milton Leite, também do União, e a eleição foi acompanhada de outros cargos importantes. Além do presidente, foram eleitos os 1º e 2º vice-presidentes, os 1º e 2º secretários, o 1º e 2º suplentes e o corregedor-geral.
Em seu discurso, Ricardo Teixeira expressou sua satisfação pela eleição: “Estou muito feliz de chegar aqui, é uma honra estar com vocês. Espero que, neste ano, possamos conduzir essa Casa, que representa as diferenças e a cidade de São Paulo”. Ele também agradeceu pela confiança depositada nele para presidir a maior Câmara Municipal do país: “Tenho certeza de que faremos um mandato representando, em primeiro lugar, os vereadores, mas também toda a cidade de São Paulo”.
Os outros cargos da Mesa Diretora foram preenchidos da seguinte forma: João Jorge (MDB) foi eleito 1º vice-presidente, enquanto Isac Félix (PL) assumiu a 2ª vice-presidência. O cargo de 1º secretário será ocupado por Hélio Rodrigues (PT) e o 2º secretário será Dr. Milton Ferreira (Pode). A 1ª suplência ficou com Edir Sales (PSD), e a 2ª suplência com Major Palumbo (PP). O corregedor-geral da Casa será o vereador Rubinho Nunes (União), eleito com 43 votos favoráveis.
Quem é Ricardo Teixeira
Ricardo Teixeira, que assume pela primeira vez a presidência da Câmara Municipal de São Paulo, está em seu sétimo mandato como vereador. Natural de Santos (SP) e engenheiro de formação, Teixeira tem mais de 20 anos de experiência parlamentar, durante os quais apresentou cerca de 500 propostas de lei.
Além de sua atuação legislativa, Teixeira também ocupou cargos no Executivo municipal, com passagens pelas Secretarias de Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, e Mobilidade e Trânsito, onde implementou a Faixa Azul, um corredor exclusivo para motos.
Como presidente da Câmara, ele será responsável por manter a ordem dos trabalhos legislativos, garantir a publicidade dos atos da Casa e zelar pelo cumprimento do Regimento Interno. O presidente também convoca e anuncia as sessões plenárias e as reuniões da mesa diretora, dá posse aos vereadores e suplentes e exerce, em situações específicas, a chefia do Executivo municipal.
Ver todos os comentários | 0 |