A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, tomou posse nesta segunda-feira (03) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no lugar de Alexandre de Moraes. O mandato será de dois anos.
A cerimônia de posse contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco (PSD) e Arthur Lira (Progressistas), respectivamente.
O ministro Nunes Marques foi empossado como vice-presidência da Corte Eleitoral pelo mesmo período. Completam a nova composição do TSE os ministros André Mendonça (STF), Raul Araújo e Maria Isabel Galotti (STJ), Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares (Advocacia).
O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.
Perfil
Cármen Lúcia foi nomeada para o Supremo durante o primeiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Ela sucedeu o ministro Nelson Jobim na Corte. Antes de chegar ao STF, a ministra atuou como procuradora de Minas Gerais. É formada em direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).
Ver todos os comentários | 0 |