Estados das cinco regiões brasileiras podem ser atingidos por chuvas intensas na noite desta segunda-feira (22). De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ao todo, 20 estados estão sendo afetados pelas precipitações.
Foram emitidos dois tipos de alerta: o amarelo, que indica perigo potencial de chuvas, e o laranja, de perigo para chuvas intensas. O alerta é válido até as 10h desta terça-feira (23).
Apenas o estado da Bahia está sob ambos os alertas. Estão sob alerta Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Já os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo estão sob alerta de baixa umidade.
O Inmet alerta para chuvas que podem variar de 20 a 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia. As regiões também estão em alerta para ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h.
Orientações
O Inmet aconselha a população a evitar abrigar-se debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, devido ao risco leve de queda e descargas elétricas. Durante as chuvas, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se necessário, a população de cada estado pode ligar para obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Ver todos os comentários | 0 |