O escritório de advocacia do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho, trabalha na defesa da Odebrecht (hoje Novonor), enquanto o órgão ministerial renegocia acordos de leniência com a empreiteira, firmados no âmbito da Operação Lava Jato. As informações são do veículo de comunicação O Estado de S. Paulo, publicadas nesta segunda-feira (15).
O ministro pediu licença do VMCA Advogados, seu escritório, no início de 2023, quando assumiu o cargo no governo Lula, a fim de evitar conflitos de interesses. Nesse período, a advogada Marcela Mattiuzzo, sua esposa, é quem está no comando dos negócios da empresa de advocacia.
Ainda de acordo com O Estado de S. Paulo, em 10 de janeiro de 2023, Vinícius Marques formalizou o pedido de licença do escritório de advocacia. No entanto, no final do mesmo mês consultou a Comissão de Ética Pública (CEP) para saber se poderia continuar recebendo os dividendos do escritório, por ser um “sócio patrimonial” da empresa.
O que disse o ministro
Em nota ao Estadão, o ministro da CGU afirmou que abriu mão de receber dinheiro do escritório enquanto estiver trabalhando no Governo Federal. Apenas não deixou claro quem recebe os dividendos do escritório atualmente.
Ver todos os comentários | 0 |