O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77 anos, passará por um procedimento cirúrgico no quadril, na manhã desta sexta-feira (29), para correção de uma artrose na articulação que fica entre o fêmur e a bacia. O procedimento, chamado de artroplastia total de quadril, deve durar cerca de duas horas e meia.
Será implantada uma prótese híbrida-cimentada na cabeça do fêmur do presidente. Na prática, partes dos ossos da coxa e da bacia serão retiradas e substituídas por peças artificiais de metal e de porcelana. O objetivo é retomar a articulação no quadril do petista.
A operação acontecerá no hospital Sírio-Libanês de Brasília, com a equipe médica que já o acompanhava em São Paulo. A expectativa é que o presidente fique internado até a próxima terça-feira (3) e depois continue a recuperação no Palácio da Alvorada, onde terá um ritmo reduzido de trabalho.
Artrose
Basicamente, a artrose é um tipo de desgaste na cartilagem, que serve para amortecer a movimentação onde 2 ossos se encontram. O tecido pode afinar a ponto de os ossos ficarem expostos, resultando em dor e limitando a amplitude de movimento.
Lula sofre com fortes dores devido a essa condição há meses e fez dois procedimentos em julho para diminuir as dores antes da cirurgia, uma infiltração e uma deneverção.
Ver todos os comentários | 0 |