O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu a ministra Isabel Gallotti para assumir a vaga de titular no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação foi realizada nessa quarta-feira (13), e agora a ministra do STJ assume a vaga do ministro Benedito Gonçalves, que sai em decorrência do término do biênio, em 9 de novembro.
Antes substituta da Corte Eleitoral, agora Maria Isabel passa a ser membro titular. Com isso, o STJ também aproveitou a oportunidade para escolher o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva como substituto.
Maria Isabel Gallotti, de 60 anos, é formada em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), com pós-graduação em Direito e Estado. Ela integra o quadro de ministro do STJ desde 2020 e, atualmente, atua na 4ª Turma da Corte. A ministra também já foi desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Com a saída de Benedito Gonçalves, o ministro Raul Araújo também passa a assumir a vaga de corregedor eleitoral, cargo sempre exercido por membros que já integraram o STJ.
Conforme estabelecido pela Constituição Federal, o TSE é formado por 7 magistrados, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), 2 do STJ e 2 da classe jurista, ou seja, advogados indicados pelo presidente da República.
Ver todos os comentários | 0 |