O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nessa quinta-feira (17) um relatório inicial sobre o apagão que atingiu o Brasil na última terça-feira (15). A queda de energia afetou 25 estados mais o Distrito Federal.
Segundo a ONS, o apagão aconteceu por conta de uma falha na linha de transmissão do Ceará. No entanto, o problema não seria o suficiente para derrubar todo o sistema elétrico do país.
Além disso, o relatório aponta que o sistema começou a operar em formas mais conservadoras depois do apagão. O intuito da medida é garantir a segurança do fornecimento de energia.
A previsão do relatório completo é de até 45 dias. Os peritos ainda buscam respostas mais definitivas sobre o apagão que atingiu o país.
Entenda o caso
Um apagão atingiu 25 estados e o Distrito Federal na manhã dessa terça-feira (15). A energia foi normalizada na maioria das regiões até o início da tarde, com esforços do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema.
A queda de energia foi o maior registrado no Brasil desde 2018, quando as regiões Norte e Nordeste ficaram sem abastecimento durante quatro horas. Na ocasião, o motivo foi uma falha na linha de transmissão.
Ver todos os comentários | 0 |