O governo brasileiro voltará a exigir dos turistas de EUA, Austrália, Canadá e Japão que apresentem o visto para a entrada no Brasil. Essa decisão, que já vinha sendo analisada pela governo há algum tempo, foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (3), mas entrará em vigor apenas em outubro.
O ato revoga medida promovida pelo ex-presidente que dispensava as permissões de maneira unilateral.
Através desse ato, haverá a retomada do princípio de reciprocidade, que era historicamente adotado pelo Itamaraty e que prevê a cobrança aos cidadãos de outros países das mesmas regras que esses Estados impõem aos cidadãos brasileiros.
Um dos motivos para a volta da exigência é a constatação, por parte do Itamaraty, de que a isenção de visto não aumentou a entrada de turistas no Brasil como se previa. Para fazer a comparação, o Itamaraty isolou o período de vigência da nova norma dos impactos da pandemia de coronavírus, que restringiu a circulação a partir de 2020.
O que é visto?
O visto é uma autorização dada por um país a um cidadão estrangeiro, para que ele entre no país por um determinado período de tempo. Os vistos estão condicionados ao local para onde a pessoa pretende visitar. Portanto, cada país estabelece as regras necessárias para a sua obtenção.
Com colaboração de Pedro Henrique para o GP1
Ver todos os comentários | 0 |