O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (09), por unanimidade, a fusão dos partidos PTB e Patriota, que se chamará Partido da Renovação Democrática (PRD). A nova legenda terá o número 25 na urna.
Todos os ministros da Corte acompanharam o entendimento da relatora, ministra Cármen Lúcia, para quem a proposta de fusão atendeu a todos os requisitos legais e formais. O novo partido iria se chamar Mais Brasil, entretanto, após deliberações internas o nome foi alterado.
O PTB decidiu pela fusão após não ter conseguido eleger deputados nas eleições de 2022, o que fez com que a sigla ficasse sem recursos do Fundo Partidário e sem tempo de propaganda eleitoral em rádio e TV. O Patriota, por sua vez, conseguiu eleger cinco deputados.
Segundo a cláusula de barreira, para ter acesso aos recursos públicos o partido precisa eleger pelo menos 11 deputados federais, distribuídos em, no mínimo, nove unidades da federação.
Roberto Jefferson
O ex-deputado Roberto Jefferson, que comandou por muitos anos o PTB, foi banido da nova sigla, após se envolver em inúmeras polêmicas, chegando ao ponto de atirar contra agentes da Polícia Federal durante um cumprimento a mandado judicial.
Ver todos os comentários | 0 |