A Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal publicou nessa quinta-feira (19), nota de repúdio contra uma foto do presidente Lula (PT) publicada na Folha de São Paulo. A fotografia de autoria da jornalista Gabriela Biló gerou polêmica nas redes sociais. A imagem ilustrou a matéria sobre militares no Planalto, que foi capa do jornal.
A foto em questão, mostra a imagem de Lula sorrindo atrás de um vidro trincado, o que a Secom classificou como uma imagem “não jornalística, sugerindo violência contra o Presidente da República”. Em nota, a Secretaria também afirmou que a foto não passa de uma montagem.
Encarando o Palácio do Planalto totalmente vandalizado, Gabriela pensou na técnica para criar uma única imagem através da combinação de duas fotografias tiradas por ela. A primeira seria do vidro estilhaçado do Palácio, e a segunda, a imagem de Lula. Essa junção das duas imagens resultou em uma polêmica.
Biló explicou que a técnica usada por ela é chamada de exposição múltipla. Ela respondeu à nota através de uma publicação da Folha de São Paulo. “Como autora da foto, não vou dizer o que as pessoas têm que sentir, respeito como a foto chegou a quem viu violência. Mas a verdade não é uma só. Como a autora da foto, aceita as críticas. Ninguém é obrigado a ver o mundo da mesma forma que eu”, escreveu Gabriela na publicação.
Confira a nota da Secom na íntegra
“É lamentável que o jornal Folha de S.Paulo tenha produzido e veiculado uma imagem não jornalística sugerindo violência contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no contexto dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Trata-se de uma montagem, por não retratar nenhum momento que tenha acontecido.
Secretaria de Comunicação Social Presidência da República.”
Ver todos os comentários | 0 |