Fechar
GP1

Brasil

Sérgio Danese é o novo representante do Brasil na ONU

De acordo com o Itamaraty, ele vai ser responsável pela coordenação da presidência do G20 no Brasil.

O embaixador Sérgio França Danese foi anunciado nesta quinta-feira (19) como representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas pelo Ministério de Relações Exteriores (Itamaraty). O evento de oficialização aconteceu em Nova York e outros secretários foram confirmados para completar o time.

Segundo o Itamaraty, ele vai ser responsável pela coordenação da presidência do G20 no Brasil, evento que é relevante na reinserção do país na cena internacional e permite alianças entre o Brasil e os países que fazem parte da organização.


Foto: Agência BrasilSérgio França Danese
Sérgio França Danese

O embaixador precisará passar por uma análise do Senado. Atualmente, ele exerce o cargo de embaixador do Brasil no Peru, foi secretário-geral das Relações Exteriores entre 2015-2016 e chefiou as embaixadas do Brasil na Argélia (2005-2009), Argentina (2016-2020) e África do Sul (2021).

Outros nomes foram confirmados. Gisela Padovan foi encaminhada para a secretaria de América Latina e Caribe (Salc), André Correa do Lago fica responsável pela secretaria de Clima, Meio Ambiente e Energia. Leonardo Gorgulho, continuará no comando da Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos. Mauricio Lyrio, fica encarregado pelas negociações comerciais, como na Organização Mundial do Comércio (OMC) e Eduardo Saboia permanece na chefia da Secretaria de Ásia e Pacífico (Sap).

O objetivo do governo é compor os cargos em 30% por mulheres, o que eleva a participação feminina na cúpula do Itamaraty.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.