Fechar
GP1

Brasil

Brasil apela para solução diplomática entre Rússia e Ucrânia

"O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades", afirmou o Ministério das Relações Exteriores.

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota pedindo a “suspensão imediata” das hostilidades após a Rússia invadir o território ucraniano. O texto diz que o governo brasileiro acompanha com “grave preocupação” a deflagração de operações militares pela Rússia contra alvos na Ucrânia e pede uma solução pacífica para o conflito.

“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil”, afirma.


A nota é a primeira manifestação oficial do governo brasileiro após o agravamento do conflito. O presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou.

O texto ressalta ainda que, como membro do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil “permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira” e na defesa de soluções que considerem “os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias”.

Uma segunda nota foi divulgada com orientações para brasileiros na Ucrânia. De acordo com o texto, a Embaixada do Brasil em Kiev permanece aberta e dedicada à proteção dos cerca de 500 cidadãos brasileiros no País. Nenhum plano de retirada dos cidadãos brasileiros da zona de guerra foi mencionado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.