O uso do banheiro feminino por uma aluna trans causou tumulto nesta terça-feira (13), na Universidade de Brasília (UnB). A confusão se deu após outra estudante expulsá-la do local. Alunos que estavam presentes registraram o acontecido.
A confusão iniciou às 14h no banheiro feminino do Restaurante Universitário da universidade. A jovem trans ficou revoltada com a atitude da outra estudante após ser chamada de “cara”. “Eu não sou um cara. Não tem nada que me impeça de meter a mão na sua cara”, declarou a jovem transtornada. Ela afirma que se sentiu ofendida.
Como assim chamaram essa jovem garotinha barbuda de "cara"? pic.twitter.com/HS3mAwUVkl
— Prof. Jessique (@JessicaoLacra) December 17, 2022
“Eu estava sendo exposta, estava sendo humilhada por uma pessoa que estava me filmando. Eu corri para tentar tomar o celular dela, e eu perdi o controle. Mas ninguém deveria passar por isso só por querer usar o banheiro”, afirmou a jovem.
A outra estudante afirmou que a razão de ter expulsado a aluna do sanitário feminino foi o fato de se sentir “insegura”. “Há casos de assédio e estupro que acontecem dentro da universidade e eu fico com muito medo dessas coisas”, afirmou.
Diante do ocorrido, a UnB afirmou ser “um local plural e tolerante, que preza pela riqueza e potencialidade da diversidade e pelo respeito às diferenças”. A instituição também comunicou que possui banheiros neutros destinados às pessoas transgeneros.
Ver todos os comentários | 0 |