Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais da metade dos brasileiros ainda não registrou impressão digital para poder votar com biometria em 2018. São 80 milhões de pessoas, o que representa 56% do eleitorado do país.
O TSE aponta que pelo menos 10 milhões de pessoas devem fazer o cadastro em 2018. O órgão estima, porém, que todo o eleitorado do país só esteja apto para votar por impressão digital em 2022. Nas eleições do ano que vem, a biometria deverá ser obrigatória em cerca de 2.800 cidades de todos os estados. O 1º turno da disputa ocorre no dia 7 de outubro.
- Foto: DivulgaçãoUrna eletrônica
Em alguns estados, o recadastramento tem sido mais lento. Em três deles, menos de 25% do eleitorado realizou o procedimento: Rio de Janeiro (com 11%), Minas Gerais (com 16%) e Mato Grosso do Sul (com 19%). Somando os três, aproximadamente 25 milhões de pessoas ainda precisam passar pelo procedimento.
Ainda de acordo com o TSE, há cerca de 500 mil eleitores registrados fora do país. A cidade que concetra o maior número de votantes é Miami, nos Estados Unidos. No entanto, só 2% dos eleitores têm o cadastro, o que equivale a 665 dos 33.070 eleitores.
Ver todos os comentários | 0 |