O Governo Federal está há três meses sem fazer pagamentos referentes a alunos cadastrados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) às Instituições de ensino superior. Segundo a Folha, o atraso está ligado a uma dívida da União com contas bancárias, que levou ao bloqueio da abertura do sistema de renovação de contratos pela gestão Temer (PMDB) no segundo semestre.
De acordo com o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), os atrasos podem chegar a R$ 5 bilhões, referentes a 1,8 milhão de alunos de 1,3 mil instituições. Para o diretor executivo da entidade, Rodrigo Capelato, as matrículas de alunos de 2017 podem ser afetadas se não houver regularização do problema em no máximo três meses.
- Foto: DivulgaçãoFies
“Instituições pequenas já enfrentam problemas graves como atraso no pagamento de professores e funcionários”, disse o diretor. “Caso os repasses não sejam feitos até o final do semestre, muitas delas correm o risco de não ter condição financeira para renovar as matrículas desses alunos”, concluiu.
É por meio do Fies que o governo banca a mensalidade, e os estudantes só pagam os estudos depois de concluir o curso. No entanto, os contratos precisam ser renovados a cada semestre. A abertura do sistema de renovação está travada porque o Governo afirma não possuir dinheiro para bancar as taxas administrativas dos bancos que fazem gestão do Fies.
Ver todos os comentários | 0 |