O deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PL), está em uma nova missão nos Estados Unidos, desta vez com o objetivo de discutir com autoridades norte-americanas a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Esta é a terceira viagem de Eduardo aos EUA em 2025. Durante sua estadia, ele tem se reunido com congressistas e membros do Departamento de Estado, responsável por tratar de assuntos internacionais, na tentativa de obter apoio para a implementação de sanções contra o ministro.
O parlamentar tem buscado, além de pressionar pela punição a Moraes, atenuar as acusações que pesam sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta investigações do governo brasileiro. Ao jornal Folha de S.Paulo , Eduardo Bolsonaro explicou que suas ações estão focadas em "pessoas certas", aquelas que têm interesse nas questões da América Latina, como a liberdade de expressão e a preservação das liberdades contra o ativismo judicial.
A principal meta de Eduardo é conseguir que o Governo dos EUA aplique sanções contra Moraes, como a cassação de seu visto para entrada no país. Ele acredita que uma medida desse tipo teria um impacto significativo no STF, e poderia refletir negativamente na imagem do ministro. “Essas pessoas têm acesso a autoridades. A gente está se movimentando bastante”, afirmou o deputado.
Em uma semana importante para a pressão internacional sobre Moraes, a republicana Maria Elvira Salazar, membro da Câmara dos Representantes dos EUA, apresentou um projeto de lei que visa revogar o visto de autoridades estrangeiras que violam a liberdade de expressão, baseado na Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Eduardo Bolsonaro aposta que as ações de Moraes, como a ordem de suspensão da plataforma X em 2024, possam ser utilizadas como argumento para justificar a inclusão de seu nome na proposta.
“Você imagina, os ministros da Suprema Corte com muita frequência fazem palestras no exterior”, destacou Eduardo. “Sem contar que vai ser uma mancha na imagem dele. Um ministro sancionado por censura não vai poder falar sobre liberdade em eventos internacionais”, completou.
Oposição vê avanço nas ações das plataformas contra Moraes
Enquanto isso, a oposição brasileira também tem apostado em ações judiciais para pressionar a atuação do ministro no STF. Plataformas como Truth Social e Rumble iniciaram uma batalha legal contra Moraes, alegando que suas ordens de bloqueio e censura nos EUA violam a liberdade de expressão. O advogado Martin de Luca, que representa a Rumble, detalhou em entrevista à CNN Brasil que Moraes tentou impor censura em solo norte-americano, ignorando os canais legais disponíveis para solicitar a execução de uma ordem judicial brasileira.
De Luca também revelou que o ministro tentou fazer contato com ex-advogados da Rumble, buscando recontratá-los para receber um mandado sigiloso.