Durante visita ao Brasil, o relator da Organização dos Estados Americanos (OEA) para a liberdade de expressão, Pedro Vaca Villarreal, considerou "impressionantes" as denúncias apresentadas por parlamentares da oposição. A reunião ocorreu nesta terça-feira (11) no Congresso Nacional.
As alegações incluem supostas violações de direitos humanos, especialmente no que os congressistas apontam como atos de censura praticados pelo sistema judiciário. "O teor dos relatórios é realmente impressionante. Precisamos examinar essas questões com atenção", declarou Villarreal ao Metrópoles .
Em entrevista coletiva na Câmara dos Deputados , integrantes do Partido Liberal (PL) comentaram o encontro e reforçaram o pedido para que o projeto de lei que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 seja pautado para votação.
Pedro Vaca Villarreal permanecerá no Brasil até o dia 14 de fevereiro para analisar o contexto da liberdade de expressão no país. Sua visita ocorre em resposta a um convite oficial do Estado brasileiro, feito em outubro de 2024, com a finalidade de permitir que o relator acompanhe de perto as questões ligadas aos direitos humanos.