O jornalista Allan dos Santos participou do baile da posse do presidente norte-americano Donald Trump, mesmo sendo foragido da Justiça brasileira. O evento ocorreu nessa segunda-feira (20), em Washington, capital dos Estados Unidos.
Allan dos Santos posou para fotos com figuras públicas brasileiras durante a cerimônia. Entre elas estavam o senador Jorge Seif (PL-SC), o jornalista Luís Ernesto Lacombe e Paulo Figueiredo, ex-apresentador da Jovem Pan.
O jornalista é considerado foragido pela Justiça brasileira desde 2021. Ainda nesse ano, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou sua prisão preventiva no contexto do inquérito das supostas fake news.
Allan, que é criador do Terça Livre , responde à acusações de calúnia, injúria e difamação na investigação. A perseguição contra o jornalista começou quando ele e sua equipe começaram a fazer denúncias que envolviam figuras poderosas de Brasília.
Em 2020, a Polícia Federal entrou em sua casa, o fez com que ele deixasse o Brasil. O STF emitiu uma série de mandados de prisão e busca e apreensão contra o jornalista, com a justificativa de “incentivo ao golpe” e “incitação à violência”, por conta de suas atuações nas redes sociais.