Nesta quinta-feira (02) a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgatou cinco pitbulls em situação de maus-tratos. Os animais estavam em uma casa vazia na região de Samambaia, sendo dois adultos e três filhotes.
A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima recebida por telefone. Equipes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) se dirigiram ao local e constataram que os cães viviam em condições de extrema crueldade. Testemunhas relataram que os tutores dos animais não eram vistos desde antes do Natal de 2024.
“Os cães apresentavam sinais de caquexia severa (perda de peso), feridas pelo corpo e estavam cercados por fezes ressequidas, sem qualquer acesso a água ou alimento”, informou a Polícia Civil.
Um dos cães, assustado pelos fogos de artifício do Réveillon, chegou a pular pela janela da casa, mas ficou preso em uma grade. Os animais foram resgatados e encaminhados para atendimento médico-veterinário.
O tutor dos animais foi identificado e deverá responder por crime de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/1998, que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos. Além disso, uma cópia do procedimento será enviada ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para avaliação da possibilidade de aplicação de multas administrativas ao responsável.