A Marinha do Brasil divulgou, nesta quinta-feira (02), que suspendeu os trabalhos de busca subaquática em busca dos desaparecidos após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira , que liga o Maranhão ao Tocantins. Os trabalhos de busca estavam sendo realizados com mergulho e utilização de drones subaquáticos.

Conforme o Comando do 4º Distrito Naval, a partir de hoje, serão utilizados apenas embarcações e equipamentos aéreos não tripulados. A medida foi tomada devido à necessidade de abertura das comportas da Usina Hidrelétrica de Estreito, operada pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), após as chuvas na região elevarem o volume de vazão do reservatório.

Para garantir a segurança e o andamento das buscas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) havia reduzido a vazão da hidrelétrica.

Até o momento, foram confirmadas 12 mortes com a queda da estrutura que ligava as cidades de Estreito, no Maranhão, à cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins. Cinco pessoas ainda estão desaparecidas.