Rui Pimenta , presidente do Partido da Causa Operária (PCO), foi condenado pela Justiça a pagar uma indenização ao deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) por danos morais, após publicar declarações em que associava o parlamentar ao nazismo.
O caso começou durante um debate sobre o repasse de recursos do Governo Lula (PT) à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos. Kataguiri havia ingressado com uma ação judicial pedindo a anulação do ato administrativo que autorizou o envio dos recursos, argumentando que os valores estavam sendo desviados de sua finalidade para financiar o grupo Hamas, considerado terrorista por diversos países.
Em resposta, Rui Pimenta publicou um vídeo nas redes sociais em que fez comparações entre as ações de Kataguiri e o nazismo. Em um trecho da gravação, ele afirmou: “Depois a gente fala que isso aí é nazismo. O cara fala: 'como assim nazismo'? É, o nazismo era isso: matava o povo de fome, colocava no campo de concentração e matava de fome. Isso daqui tem que ter uma resposta da esquerda.”
O líder do PCO ainda acusou o parlamentar de promover genocídio: “Porque esse cidadão, ele não é... Já nessa altura, ele já não é cúmplice do genocídio, ele já entra como agente do genocídio. Porque, se você quer cortar o dinheiro das pessoas que estão morrendo de fome para os feridos, você já está praticando o genocídio.”