O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) superou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em número de seguidores no Instagram na tarde desta quarta-feira (15). O crescimento do jovem parlamentar ocorreu após a repercussão de um vídeo que, até o momento, ultrapassou 216 milhões de visualizações. No vídeo, ele critica o governo em relação à norma da Receita Federal que endurecia a fiscalização sobre transações realizadas via Pix por pessoas físicas.

Na segunda-feira (13), Ferreira possuía 12,3 milhões de seguidores e, por volta das 18h de quarta, esse número subiu para 13,4 milhões, de acordo com dados da consultoria Bites . Por outro lado, o presidente Lula manteve-se praticamente estagnado, com 13,3 milhões de seguidores desde o início da semana.

O Governo Federal acusa a oposição de espalhar desinformação e fake news ao afirmar que o Pix seria taxado. A justificativa do governo é que a medida visava combater a sonegação fiscal e a lavagem de dinheiro. No entanto, diante da onda de críticas, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a revogação da norma da Receita Federal e a criação de uma medida provisória (MP) para garantir que empresas não cobrem valores superiores nas transações via Pix em comparação com os pagamentos feitos por cartão.

No vídeo, Nikolas Ferreira reconhece que a norma não taxava o Pix, mas alerta que isso poderia ocorrer no futuro. “O Governo Lula vai monitorar seus gastos. O Pix não será taxado, mas vale lembrar: a 'comprinha da China' não seria taxada, mas foi. Não ia ter sigilo, mas teve. Você ia ser isento de imposto de renda, mas não foi. O Pix não será taxado, mas não duvido que isso possa acontecer. Quem mais será afetado por essa medida serão os trabalhadores, que serão monitorados como se fossem grandes sonegadores", afirmou o deputado.

No X (antigo Twitter), o presidente tem 9,3 milhões de seguidores, enquanto o deputado soma 4,5 milhões de seguidores.