O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão divulgados nesta segunda-feira (13), às 10h.
Os participantes poderão conferir suas notas na página do participante, no site oficial do Enem, utilizando senha e login cadastrados. Com a nota do Enem, é possível ingressar em instituições públicas de ensino superior, com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de conseguir bolsas de estudos em instituições privadas, com o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
Sisu
O Sisu é o principal sistema de ofertas de vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil. Na inscrição para o processo seletivo, os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico do perfil, a fim de averiguar se ele está apto para o ingresso por cotas. O participante também poderá escolher até duas opções de curso em qualquer universidade que estiver presente no sistema, podendo alterar a escolha dentro do período de inscrição.
Prouni
Caso o participante deseje ingressar em uma instituição privada, ele poderá utilizar sua nota do Enem para se inscrever no Prouni. O sistema oferece bolsas de estudos, integrais e parciais, de 50% do valor da mensalidade, em cursos de graduação das instituições participantes.
Neste seletivo, o público-alvo são estudantes de baixa renda que não tenham recursos para pagar integralmente por um curso, com isso, o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoal, de até um salário mínimo e meio para obter bolsa integral e até três salários mínimos para bolsas parciais.
Fies
O Fies é um programa de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, onde os candidatos podem aplicar suas notas do Enem para se inscrever. Os pré-requisitos para participar são os mesmos do Prouni.