Em anúncio feito pelo Palácio do Planalto, Sidônio Palmeira , marqueteiro da campanha presidencial de Lula , deverá tomar posse como o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) na próxima semana.

A cerimônia contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e está marcada para as 11h de terça-feira (14), no Palácio do Planalto. A posse de Sidônio ocorre uma semana após a demissão de Paulo Pimenta do cargo.

Paulo Pimenta vinha recebendo críticas dentro do próprio partido, o que culminou no fim de sua gestão à frente da pasta. Agora, o deputado do PT deve ser remanejado dentro do governo Lula para um provável cargo de alto escalão, como a Secretaria-Geral da Presidência da República, atualmente ocupada por Márcio Macêdo, ou a Secretaria de Relações Institucionais, substituindo Alexandre Padilha.

Na terça-feira (07), Paulo Pimenta confirmou sua saída da Secom, afirmando que a decisão foi tomada em conjunto com o presidente Lula, devido à necessidade de um processo de transição na política de comunicação do governo. “O presidente quer à frente da Secom uma pessoa com um perfil diferente do meu na comunicação”, disse. “Uma pessoa com experiência, que tenha talento e criatividade para exercer essa tarefa e poder coordenar essa política de comunicação do governo nos próximos períodos”, acrescentou Pimenta.