O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou cerca de R$ 57 mil para a capacitação de garçons, copeiros e cozinheiros que atuam nas residências oficiais da Presidência da República. Ao todo, 46 servidores participaram de três cursos de treinamento.

As capacitações abrangeram o preparo de carnes nobres, releituras de pratos clássicos e a criação de receitas exclusivas. Um dos módulos, chamado "cozinha clássica", incluiu técnicas de cortes, limpeza, porcionamento e armazenamento de pescados, frutos do mar, carnes bovinas, aves e vegetais.

Os cursos foram oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), com um contrato no valor de R$ 57.468,54, firmado por dispensa de licitação. Em nota enviada ao Metrópoles, a Casa Civil explicou que o objetivo da capacitação é “aprimorar as habilidades” dos servidores e “fortalecer suas competências”.

Confira a nota na íntegra:

Esta ação de desenvolvimento e capacitação visa aprimorar as atividades contínuas exercidas pelos servidores que prestam serviço à Presidência da República e, supletivamente, à Vice-Presidência, fortalecendo as competências dos funcionários da área de alimentos. Isso proporciona benefícios tangíveis à qualidade dos serviços oferecidos, com foco no contínuo desenvolvimento das habilidades técnicas e dos conhecimentos.