O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), líder da minoria no Senado Federal, declarou nesta terça-feira (03), "apoio total" à indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central . A afirmação foi feita após uma reunião entre o parlamentar e o economista no Senado.
Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do Banco Central, está visitando diversos gabinetes no Senado para garantir apoio à sua indicação. Entre os parlamentares com quem se reuniu estão Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Otto Alencar (PSD-BA), Wilder Morais (PL-GO) e senadores do PT.
O presidente da CAE, Vanderlan Cardoso, informou que a sabatina de Galípolo não ocorrerá no próximo dia 10, como inicialmente previsto. Cardoso mencionou que a sabatina pode ser realizada no dia 17 ou após as eleições, coincidindo com o início das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).
O presidente Lula indicou Gabriel Galípolo, de 42 anos, para substituir Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central. Galípolo, que ocupa o cargo de diretor de Política Monetária desde julho de 2023, é um aliado próximo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A relação entre Galípolo e Haddad remonta ao período anterior às eleições de 2022, quando ambos escreveram um artigo defendendo a criação de uma moeda sul-americana. Em maio de 2024, uma reunião do Copom com votos polarizados gerou preocupações sobre a influência do governo Lula nas decisões de política monetária.