Um adolescente foi detido após seu pai denunciá-lo por envolvimento em grupos neonazistas. O caso aconteceu na Grande Vitória, em Espírito Santo . Segundo a Polícia Civil, o jovem foi apreendido no início de setembro e em sua posse foram encontrados celulares, livros e bandeiras com a suástica. A operação foi divulgada nesta última quinta-feira (26).
Por ser menor de idade, ele permanece em liberdade. As investigações começaram em março, quando o pai acessou o celular do filho e descobriu sua participação em diversos grupos de apologia ao nazismo, além de compras de bandeiras suásticas pela internet.
Em depoimento à polícia, o adolescente alegou ter um interesse histórico no tema, que começou na escola. Além disso, ele informou que a participação dele surgiu a partir de uma pessoa que ele conheceu em uma rede social e, consequentemente, adicionou o jovem.
A maior parte dos integrantes é de outros países, e as conversas são feitas em inglês e alemão. Os agentes buscam mais informações para identificar outras pessoas no Brasil envolvidas em grupos semelhantes.