A Polícia Federal abriu uma investigação para monitorar a atividade de sites que cobram taxas de até R$ 149 para intermediar a obtenção do passaporte. Para pedir o documento, basta solicitar diretamente no site da PF, sem a necessidade de intermediários e pagamentos extras.
Diversas pessoas fizeram queixas à Polícia Federal, afirmando que fizeram Pix para essas empresas pensando que estavam pagando o valor do passaporte. Em seguida, elas foram surpreendidas com a cobrança oficial de R$ 257,25, único valor necessário para pagamento.
Em nota, a PF afirmou que “caso sejam identificadas práticas ilícitas, tomará as medidas cabíveis para investigar e responsabilizar os envolvidos”. Além disso, a instituição pediu para a população evitar intermediários.
“A Polícia Federal informa que monitora a atuação dessas empresas e orienta os cidadãos a utilizarem exclusivamente os canais oficiais da instituição para agendamentos e pagamento de taxas relacionadas à emissão de passaportes, evitando intermediários”, disse a PF.