De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, a Band está preocupada com a situação de José Luiz Datena (PSDB) após as eleições para a Prefeitura de São Paulo. A emissora planejava que o jornalista retornasse ao Brasil Urgente depois da campanha, porém pode mudar os planos com o episódio de agressão a Pablo Marçal (PRTB).

Durante um debate na TV Cultura, Datena agrediu o ex-coach com uma cadeirada, após diversas provocações. Segundo a matéria, funcionários da Band consideram que a candidatura foi “ruim” e piorou a visão do público sobre o apresentador.

Por isso, esses fatores poderiam atrapalhar a audiência do programa, caso Datena volte à emissora. Atualmente, o Brasil Urgente está sendo apresentado por Joel Datena, filho do apresentador, e vem tendo bons números de audiência.

Outro ponto discutido nos bastidores é que Datena está “abalado emocionalmente” com a campanha, o que impediria um retorno imediato do apresentador. A diretoria da Band trata o assunto com sigilo, mas conforme o colunista, está preocupada com a saúde do jornalista.