O Brasil lidera o ranking de regiões da América Latina afetadas por queimadas em 2024. Nessa quinta-feira (12) e sexta (13), por exemplo, o país concentrou 71,9% de todas as queimadas registradas no continente sul-americano, somando 7.322 registros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) .

Entre os estados brasileiros, Mato Grosso ocupa o primeiro lugar em queimadas, com 1.379 registros na quinta e na sexta-feira, seguido por Amazonas, com 1.205 queimadas, Pará, com 1.001, e Acre, com 513 focos. Já o município com o maior número de queimadas no período é Cáceres (MT), que teve 237 focos em 48 horas.

Foto: Divulgação/Ascom
Brasil lidera ranking de queimadas em toda a América do Sul, em 2024

Ações de combate

O Governo Lula dispendeu R$ 75,3 milhões para ações de prevenção e combate de incêndios no Brasil, um montante que ainda não parece ser suficiente, conforme Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

“Ainda é pouco. A gente precisa de mais. Agora não sei dizer o quanto. Eu não sei se tem alguém no Brasil que sabe. Porque essa é uma conta que não tem fim”, disse Marcio Astrini.

Causas

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a principal causa para as queimadas é a mudança do clima, que causa estiagens prolongadas em biomas como o Pantanal e Amazônia. Além disso, a Polícia Federal (PF) aponta que há indícios de que parte dos incêndios florestais no país pode ter ocorrido por meio de ações coordenadas.