A 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal condenou nessa segunda-feira (09), o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a pagar R$ 15 mil a Jair e Michelle Bolsonaro , ex-presidente e ex-primeira-dama, por danos morais no caso da localização de móveis no Palácio da Alvorada.
Em sua sentença, o juiz Diego Câmara afirmou que diante da "comprovação de que os itens em referência sempre estiveram sob guarda da União durante todo o período indicado", houve "dano à imagem e à reputação" de Bolsonaro e da esposa.
O magistrado expôs ainda que os comentários do atual presidente foram além do "direito de crítica" ao sugerirem o envolvimento de seus adversários "em desvio de móveis do palácio presidencial que, conforme apurado, sequer ocorreu". A Advocacia-Geral da União (AGU) recorrerá da sentença.
Relembre o caso
O presidente Lula declarou em algumas oportunidades que os ex-ocupantes do Palácio teriam levado cerca de 83 móveis, o que caracterizaria apropriação de bens públicos. Tempos depois, a governança encontrou o mobiliário.