Enquanto a decisão do ministro Alexandre de Moraes , do Supremo Tribunal Federal (STF), para bloquear a rede social X foi divulgada, ele participava de uma cerimônia, acompanhado de autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiro. Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles , nesta sexta-feira (30) o magistrado estava na companhia do ex-presidente Michel Temer (MDB) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
No momento em que a ordem foi divulgada, Moraes estava participando de um evento na sede do Ministério Público de São Paulo, situada na capital paulista. Na ocasião, ele recebeu o colar do mérito institucional do órgão.
Na mesa de 11 lugares, o ministro estava no centro. Ao seu lado, Michel Temer, responsável pela sua indicação ao STF, e o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ainda na mesa de honra estava o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o senador Davi Alcolumbre (União-AP), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski e os ministros Dias Toffoli e Cristiano Zanin do STF.
Logo após a determinação ir ao ar, repercutindo entre os principais meios de comunicação no Brasil, Moraes discursou na cerimônia. “Não temos que nos escravizar, não temos que ser manipulados, precisamos usar esses instrumentos para o bem”, afirmou o ministro em seu discurso.