O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta semana, uma ação que questiona regras para investigação de acidentes aéreos no Brasil. O julgamento está marcado para quarta-feira (14).

A Ação de Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi ajuizada em 2017 pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que questiona trechos do Código Brasileiro de Aeronáutica que tratam dos procedimentos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).

Foto: Antônio Augusto/SCO/STF
Ministro Nunes Marques é o relator da ação

É questionada a prioridade conferida ao Sipaer no acesso e armazenamento de itens que interessam à investigação, incluindo as caixas-pretas e suas gravações. APGR também contesta a regra que estabelece que as informações da investigação do Sipaer não podem ser utilizadas como prova em processos judiciais ou administrativos e podem ser fornecidas a terceiros somente por meio de ordem judicial.

A ação, que tem o ministro Nunes Marques como relator, começou a ser julgada em 2021, mas o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.