O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou, nesta terça-feira (09), o novo diretor da Penitenciária Federal de Mossoró , no Rio Grande do Norte. Roderick Ordakowski é formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e policial penal federal desde 2009.

Roderick estava como diretor interino desde abril quando Humberto Gleydson Fontinele foi demitido após a fuga de dois membros do Comando Vermelho (CV), em 14 de fevereiro. Ele era também diretor da Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia.

Foto: Divulgação/Polícia Federal
Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, fugitivos de Mossoró, foram presos novamente

A fuga dos detentos foi a primeira registrada no Sistema Penitenciário Federal em 18 anos. Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento conseguiram sair pela luminária até o telhado, serraram uma grade e fugiram. Depois de 51 dias de buscas, eles foram presos em Marabá (PA), enquanto planejavam fugir para a Bolívia.

Medidas de segurança

O Ministério da Justiça também anunciou a prorrogação da Força Penal Nacional no Rio Grande do Norte por mais dois meses, até 6 de setembro. A medida visa a apoiar o governo estadual em treinamentos e alinhamento de procedimentos de segurança e fluxos administrativos.

Os treinamentos vão ocorrer na Unidade Prisional Rogério Coutinho Madruga – PV5, com a coordenação da Secretaria Nacional de Políticas Penais.