Durante evento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que as facções brasileiras podem ter chegado em Portugal. A declaração foi dada nesta quinta-feira (04), em Lisboa.

Um levantamento feito pelo Serviço de Informações de Segurança de Portugal (SIS), divulgado no final de 2023, apontou que pelo menos 1000 membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) vivem e operam na cidade de Lisboa, capital lusitana. O grupo criminoso é considerado a maior facção criminosa das Américas.

“É possível que alguns membros de facções criminosas tenham vindo para Portugal. Até pela facilidade da língua e pelo tradicional acolhimento que Portugal dá aos brasileiros”, afirmou Lewandowski durante entrevista.

No Brasil, o PCC está em 23 unidades da federação. Atrás do grupo está a facção Comando Vermelho (CV), presente em 20 estados. Com a proliferação dos grupos criminosos brasileiros, o ministro da Justiça afirmou que a Polícia Federal está trabalhando com as autoridades lusitanas “não só neste tema, mas também no tráfico de drogas”.