Dois gerentes da Caixa Econômica Federal foram destituídos após se oporem à compra de um lote de R$ 500 milhões em letras financeiras do Banco Master.
A área de renda fixa da Caixa Asset, o braço de gestão de ativos do banco estatal, desaconselhou enfaticamente a operação, considerada “atípica” e “arriscada”. Isso não apenas devido ao valor elevado, mas também por causa do rating do banco.
Um parecer sigiloso de 19 páginas, obtido pela equipe da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, classifica o modelo de negócios do Master como “de difícil compreensão” e aponta para um “alto risco de solvência”.
O comitê de investimento da Caixa Asset deveria ter discutido o parecer no último dia 4, mas o impasse levou à retirada do assunto da pauta. Quatro dias depois, os gerentes Daniel Cunha Gracio (renda fixa) e Maurício Vendruscolo (renda variável) foram destituídos pela cúpula da Caixa.
O movimento de destituição foi visto nos bastidores como uma tentativa de retaliação e eliminação das resistências internas ao negócio. O comitê de investimentos será recomposto com os novos gerentes dessas áreas.