A Polícia Federal , por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Comminatio Magistratus II, com objetivo de desarticular uma organização criminosa que planejava matar um juiz, um promotor de Justiça e policiais militares e penais na cidade de Dianópolis, no Tocantins.
Na primeira fase da operação, deflagrada em maio, os policiais cumpriram 58 mandados, sendo 35 de busca e apreensão e 23 de prisão preventiva, nos estados do Tocantins, Goiás e Maranhão. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas.
Já nessa segunda etapa os policiais cumpriram dois mandados, um de prisão preventiva e um de busca e apreensão, em desfavor de um membro de facção criminosa que continuava monitorando a rotina das autoridades públicas.
Segundo a PF, a investigação criminal, iniciada em 21 de fevereiro deste ano, apurou que a ordem para assassinar as autoridades saiu diretamente dos presídios do Tocantins, onde se encontram presas as maiorias das lideranças da facção.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado é composta pelas Polícias Civil, Federal, Militar e Penal.