Durante entrevista a uma rádio nesta segunda-feira (01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os proprietários rurais, especialmente os empresários do agronegócio, não têm motivo para se preocupar com as “ocupações dos sem-terra”, pois para ele, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) não fazem invasões “faz tempo”.
Entretanto, no mês de abril, a organização registrou pelo menos 60 invasões às propriedades rurais em 2024. Durante esse mês, o MST promove a campanha “Abril Vermelho”, quando é promovida uma série de invasões de terra. No mesmo período, em 2023, foram contabilizadas atuações do grupo em 18 estados, ocasião em que chegaram a invadir áreas da União. Em Petrolina, uma das regiões alvos do MST pertence à Empraba.
“Faz tempo que os sem-terra não invadem terra neste país, faz muito tempo. Os sem-terra fizeram uma opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos”, afirmou o presidente Lula à Rádio Prince, de Feira de Santana, na Bahia.
Para o chefe do Executivo, a maior preocupação dos empresários do agronegócio deveria ser os bancos, que “está tomando terra deles hoje” ao comprarem títulos da dívida agrária. “Banco, quando compra um título, é imperdoável, ele vai em cima e recebe ou toma a terra”, continuou o presidente.