O prefeito de Iporã do Oeste, em Santa Catarina, Adélio Marx (PSD), de 68 anos, foi encontrado morto na tarde da última quinta-feira (06) dentro de sua residência. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e constatou que ele teve uma parada cardiorrespiratória.
Marx chegou a ser encaminhado ao hospital, onde os socorristas tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. A morte ocorreu por volta de 16h e foi confirmada na unidade hospitalar.
A morte do prefeito será investigada pela Polícia Civil, que abriu um inquérito. Os agentes já estiveram no hospital e na propriedade do político, onde não foram encontrados sinais de violência. O inquérito deve ser concluído em 30 dias.
Em razão da morte, a Prefeitura de Iporã do Oeste decretou luto oficial de três dias. Em nota, foi destacado que o prefeito exerceu um importante papel na vida política e administrativa do Município, tendo participado de importantes momentos como cidadão e homem público.
Confira abaixo a nota na íntegra
Considerando o falecimento do Prefeito Senhor Adélio Marx, ocorrido em 6 de Junho de 2024, e devido ao importante papel na vida política e administrativa do Município de Iporã do Oeste, participando de importantes momentos como cidadão e homem público, a sua morte constitui uma perda irreparável para a população Iporã-oestina.
Através do Decreto Nº 111, de 6 de junho de 2024, fica decretado luto oficiail, de 3 (três) dias, a partir do dia 07 de junho do corrente ano, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Prefeito do Município de Iporã do Oeste, Adélio Marx.
Fica suspenso o expediente público em todas as repartições municipais no dia 07 de junho de 2024, sem prejuízo dos serviços essenciais.
Carreira política
Filiado ao PSD, Adélio Marx havia sido eleito prefeito de Iporã do Oeste em 2020, com quase 70% dos votos. Ele também era pré-candidato à reeleição. Além disso, Adélio ocupava o cargo pela segunda vez, uma vez que também ganhou a eleição para o cargo em 2008 pelo PMDB.