Voluntários que prestam auxílio nas cidades afetadas pela tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul criaram uma plataforma para intermediar a adoção de cães que ficaram desabrigados em razão das enchentes. O site, intitulado Arcanimal, dispõe de uma lista de animais que precisam de um novo lar, e os contatos necessários.

Segundo a plataforma, há 15.419 animais desabrigados em 353 abrigos em todo o estado gaúcho, a maioria deles na capital, Porto Alegre.

Foto: Claudio Kbene/Presidência da República
Animais resgatados após enchentes no Rio Grande do Sul

Com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), a Arcanimal transportará os animais adotados para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Governo do Estado.

Animais perdidos

Para quem busca um animal perdido nas enchentes, foi criada a plataforma Pets RS, onde há fotos e informações sobre inúmeros bichos, a fim de que os tutores possam localizá-los e levá-los de volta ao lar.

Feira de adoção

Nesse fim de semana a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Rio Grande do Sul, em parceria com o Exército e Organizações Não Governamentais (ONGs) realizaram uma feira de adoção, onde mais de 200 animais conseguiram um novo lar.