Neste domingo (2), às 7h15, o nível do Lago Guaíba foi registrado em 3,49 metros na régua da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, conforme dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Este valor é o mais baixo desde 2 de maio, quando o lago atingiu 3,69 metros, superando a cota de inundação de 3,60 metros. Ainda nesse sábado (1°), o lago Guaíba atingiu 3,57m, três centímetros abaixo da cota.

Embora o nível do Guaíba ainda esteja acima da cota de alerta de 3,15 metros, a redução indica que o lago retornou ao seu leito normal, eliminando o risco imediato de transbordamento.

A tragédia climática no estado resultou em 171 mortes, 43 pessoas desaparecidas, 806 feridos e mais de 617,9 mil desabrigados. Um total de 473 cidades, das 497 no estado, sofreram algum tipo de dano, acumulando prejuízos de bilhões de reais.

Chuvas no Rio Grande do Sul

A chegada de uma nova frente fria neste domingo (2) ao Rio Grande do Sul deve provocar chuvas isoladas e de fraca intensidade nas regiões oeste, campanha, sul, centro, vales e Porto Alegre, segundo a Climatempo. Nas regiões das missões, noroeste, norte, nordeste e serra, o tempo permanecerá firme, sem previsão de chuva.

Apesar do retorno das precipitações em algumas áreas do estado, os volumes não são significativos e não há alertas para novos temporais.